JBS desenvolve “piso verde” a partir de plástico reciclado
23 de Setembro de 2021

A JBS (JBSS3) Ambiental desenvolveu um processo que permite transformar um tipo de plástico utilizado  em produtos in natura embalados à vácuo em pisos intertravados, próprios para aplicação em ambientes externos, como pavimentação de pátios.

De acordo a empresa, foram dois anos de estudos conduzidos pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da JBS Ambiental. O produto atende às normas da ABNT e oferece a mesma resistência que um material feito 100% de concreto.

Inicialmente, a empresa passa a transformar em torno de 50 toneladas de aparas plásticas por mês, recolhidas nas unidades de Andradina (SP), Campo Grande (1 e 2 – MS) e Lins (SP).

“O conceito de economia circular é fundamental para a sustentabilidade das operações da JBS e estamos em constante ação para identificar oportunidades. Para esse produto, o desafio foi encontrar uma solução técnica para atendimento das normas técnicas, desenvolver produção em escala e viabilizá-lo economicamente”, explica Susana Carvalho, diretora da JBS Ambiental.

O piso verde passará a ser utilizado na pavimentação de obras da própria JBS em todo o país. O primeiro lote já está sendo aplicado em Lins, na unidade matriz da JBS Ambiental, em uma área de 2,2 mil m² – o que corresponde a mais de cinco toneladas de aparas plásticas que deixaram de ser destinadas a aterros.

Para 2021, a JBS Ambiental planeja expandir o número de filiais de gestão de resíduos nas unidades da JBS, “o que vai possibilitar que o negócio avance em um portfólio com novos materiais para construção civil, além de outros itens que suportem as operações da companhia”, afirma.

Mais de 1 milhão de toneladas de resíduos gerados pela JBS foram reaproveitados em 2019, representando aproximadamente 50% do total. Esse volume foi destinado para compostagem, reciclagem, reaproveitamento energético e cogeração, informou.

 

Fonte: www.moneytimes.com.br/jbs-desenvolve-piso-verde-a-partir-de-plastico-reciclado/


   
Veja também
Reciclagem de plásticos da indústria da carne torna pecuária ainda mais sustentável
Apostando no conceito de economia circular, resíduos da indústria da carne viram novos produtos ....
Um desafio inadiável
Confira a entrevista que a diretora executiva da JBS Ambiental, Susana Martins Carvalho, concedeu ...
Pesquisa e Inovação na Indústria da Reciclagem
A inovação é responsável pela melhoria na qualidade de vida da humanidade desde o início dos tempos ...
Economia Circular
Desde a revolução industrial no século 18, empresas do mundo todo trabalham com o objetivo de melhorar seus produtos ...