Pesquisa e Inovação na Indústria da Reciclagem
29 de Novembro de 2020

A inovação é responsável pela melhoria na qualidade de vida da humanidade desde o início dos tempos, em especial no último século - período no qual grandes revoluções tecnológicas transformaram profundamente a sociedade. Porém, tecnologias que permitiram aumentar o prazo de validade dos alimentos, reduzir o tamanho dos computadores e levar o homem à lua trouxeram consigo grandes desafios para as mentes do século XXI: o que fazer com todo resíduo gerado dessas atividades altamente especializadas.

 

A concepção clássica de reciclagem não dá mais vazão às demandas modernas de gerenciamento de lixo com materiais descartados cada vez mais complexos. No que tange a indústria de embalagens para alimentos podemos citar a revolução criada pelos materiais de barreira que restringem a permeabilidade de gases aumentando o prazo de validade de vários produtos, tornando-os mais acessíveis e impedindo perdas no ciclo de produção e transporte. Compostos como o PVDC e as poliamidas são exemplos deste sucesso e ao mesmo tempo são grandes obstáculos para a reciclagem tradicional do polietileno. Nesse prisma o papel da pesquisa e inovação dentro da indústria de reciclagem é chave para a destinação sustentável de todos esses novos materiais.

 

A JBS Ambiental se destaca no cenário Brasileiro como uma pioneira no modelo de ciclo fechado de produção, reprocessando e retornando ao grupo JBS milhares de toneladas de plástico todo ano. Para se manter na vanguarda desse setor conta com um atuante departamento de Pesquisa & Inovação que busca novas maneiras de pensar, produzir e desenvolver focando em soluções de ponta para os resíduos gerados pelo mundo moderno.

 

Rodrigo Cinti Guerra


   
Veja também
Reciclagem de plásticos da indústria da carne torna pecuária ainda mais sustentável
Apostando no conceito de economia circular, resíduos da indústria da carne viram novos produtos ....
Um desafio inadiável
Confira a entrevista que a diretora executiva da JBS Ambiental, Susana Martins Carvalho, concedeu ...
JBS desenvolve “piso verde” a partir de plástico reciclado
A JBS (JBSS3) Ambiental desenvolveu um processo que permite transformar um tipo de plástico utilizado em produtos ...
Economia Circular
Desde a revolução industrial no século 18, empresas do mundo todo trabalham com o objetivo de melhorar seus produtos ...