Pesquisa e Inovação na Indústria da Reciclagem
29 de Novembro de 2020

A inovação é responsável pela melhoria na qualidade de vida da humanidade desde o início dos tempos, em especial no último século - período no qual grandes revoluções tecnológicas transformaram profundamente a sociedade. Porém, tecnologias que permitiram aumentar o prazo de validade dos alimentos, reduzir o tamanho dos computadores e levar o homem à lua trouxeram consigo grandes desafios para as mentes do século XXI: o que fazer com todo resíduo gerado dessas atividades altamente especializadas.

 

A concepção clássica de reciclagem não dá mais vazão às demandas modernas de gerenciamento de lixo com materiais descartados cada vez mais complexos. No que tange a indústria de embalagens para alimentos podemos citar a revolução criada pelos materiais de barreira que restringem a permeabilidade de gases aumentando o prazo de validade de vários produtos, tornando-os mais acessíveis e impedindo perdas no ciclo de produção e transporte. Compostos como o PVDC e as poliamidas são exemplos deste sucesso e ao mesmo tempo são grandes obstáculos para a reciclagem tradicional do polietileno. Nesse prisma o papel da pesquisa e inovação dentro da indústria de reciclagem é chave para a destinação sustentável de todos esses novos materiais.

 

A JBS Ambiental se destaca no cenário Brasileiro como uma pioneira no modelo de ciclo fechado de produção, reprocessando e retornando ao grupo JBS milhares de toneladas de plástico todo ano. Para se manter na vanguarda desse setor conta com um atuante departamento de Pesquisa & Inovação que busca novas maneiras de pensar, produzir e desenvolver focando em soluções de ponta para os resíduos gerados pelo mundo moderno.

 

Rodrigo Cinti Guerra


   
Veja também
Economia Circular
Desde a revolução industrial no século 18, empresas do mundo todo trabalham com o objetivo de melhorar seus produtos ...